Mapa Caso ET de Varginha

Em 1996, Varginha ficou mundialmente conhecida após uma suposta aparição de extra terrestres, o que mobilizou pesquisadores e curiosos e tornou a cidade conhecida como cidade do ET.

Três meninas alegaram ter visto a criatura em um bairro da cidade e uma sequência de acontecimentos estranhos fortaleceram os depoimentos delas, o que chamou grande atenção da mídia mundial para a suposta aparição.

Desde o caso do ET o município adotou essa identidade e investe nesse marco para atrair turistas e elevar o nome da cidade. Para isso a cidade tem com um dos principais pontos turísticos a Nave do ET que fica localizada no centro da cidade, estátuas de ET por toda a praça central e construiu um Memorial do ET também em formado de nave espacial, onde a história da suposta aparição é destacada.


O caso do ET e a Identidade Varginhense
Homologação do Registro: 05/06/2023

O Caso do ET de Varginha vem se perpetuando na memória coletiva local, nacional e internacional desde 1996, e é transmitido e recriado, constantemente e cotidianamente, por meio da imprensa, de filmes e outros registros audiovisuais, de livros, de artesanato, de charges, de desenhos, de jogos, da educação patrimonial, de esculturas, entre outros aspectos. Além disso, o bem se materializou na arquitetura e no mobiliário alusivos ao Caso Varginha na região central do município.

No dia 18 de maio de 2023, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha – CODEPAC tornou pública a aprovação do Processo de Registro do Bem Imaterial “O Caso do E.T. e a Identidade Varginhense” como Patrimônio Cultural de Varginha. O Registro foi homologado no dia 05 de junho de 2023, sendo então determinada a inscrição nos Livros dos Lugares e das Representações.

Leia o dossiê “O Caso do E.T. e a Identidade Varginhense”