Visite Varginha – MG :: Portal do Turismo
Notícias

Projeto “O Turismo no Sul de Minas começa em Varginha” avança com fórum regional e articulação logística

Os secretários municipais de Governo, Lourival Gomes de Oliveira, e de Turismo e Comércio, Marcus Madeira, cumpriram extensa agenda institucional em Belo Horizonte nessa quarta-feira (20/5), com reuniões na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, CODEMGE, além de representantes do movimento ferroviário e da empresa Edersul, do empresário Braz Pagani.

Durante os encontros, ficou definido que Varginha sediará, no mês de junho, o Fórum do Desenvolvimento do Turismo e da Logística no Sul de Minas Gerais.

O evento reunirá empresários, lideranças políticas, técnicos e representantes do setor ferroviário para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo, atração de investimentos e modernização da infraestrutura regional, alinhadas ao Plano Estadual de Logística e Transportes (PELTMG-LP).

Na ocasião, também será apresentado oficialmente o projeto “O Turismo no Sul de Minas começa em Varginha”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC).

Outro destaque do encontro será a elaboração da Carta de Varginha, documento que solicitará ao governo federal maior agilidade no processo de chamamento público para recuperação e reativação da shortline ferroviária entre Varginha e Lavras, considerada estratégica para a retomada do transporte de cargas entre o porto seco e o porto marítimo.

O prefeito Leonardo Ciacci destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional:

“Varginha está assumindo o protagonismo regional ao unir turismo, logística e desenvolvimento econômico. Esse fórum representa uma oportunidade histórica para atrair investimentos, fortalecer nossa infraestrutura e consolidar o município como referência estratégica no Sul de Minas.”

O secretário municipal de Turismo e Comércio, Marcus Madeira, ressaltou o papel do turismo como vetor de transformação econômica:

“O Turismo no Sul de Minas começa em Varginha porque nossa cidade reúne localização estratégica, infraestrutura, potencial turístico e capacidade de articulação regional. Estamos construindo um projeto de longo prazo, integrando turismo, mobilidade, ferrovia e desenvolvimento.”

A iniciativa reforça o posicionamento de Varginha como polo regional de turismo, logística e negócios, ampliando o debate sobre integração regional e fortalecimento econômico do Sul de Minas.